Processos de Inovação

e Projetos

widget-mauris-design.png
widget-mauris-design.png

2014 - Inovar tornou-se obrigatório para empresas que atuam no mercado digital, cada vez mais torna-se necessário planejar e executar projetos que acertem nos resultados e amplie portfolio das empresas. Este estudo consiste na união de processos do PMBOK (2013) e processos de inovação que estão catalogados em outras áreas de conhecimento que são: User Experiencie, Design, Marketing e Design Thinking para planejar um projeto digital com necessidades de inovação. Para isso foi realizado uma coleta e união dos processos através das dez áreas de conhecimento do PMBOK (2013). Os processos foram confrontados em uma pesquisa com profissionais que trabalham com projetos digitais exercendo papel de Gerente de Projetos para certificar quais são realmente utilizados na prática. Também existiu a oportunidade dos participantes declarem processos não catalogados inicialmente na pesquisa e assim contribuíram com aperfeiçoamento do estudo. Com isso foi possível elaborar um guia recomendado para projetos digitais com necessidade de inovar, no qual o leitor pode selecionar e utilizar os processos que forem mais significativos para seu projeto.

TCC completo

No desenvolvimento de negócios da era industrial até a era da informação aconteceram mudanças significativas. Uma delas refere-se ao mercado de tecnologia que se expandiu com a Internet. O primeiro computador Macintosh (Apple® Inc.) completou recentemente 30 anos e tinha memória 8 milhões de vezes menor que um processador de um iPhone 5s (Apple® Inc.). A tecnologia cresce muito rápida e com isso os softwares, aplicativos móveis e websites ganharam espaço neste universo, tornando projetos digitais um recurso atual da era da informação.

 

Muitos negócios estão sofrendo impacto com as possibilidades digitais e precisam se adaptar ao dinamismo que faz parte da nova rotina atual. Graças a crescente audiência da internet, novas produções digitais emergiram e com isso a necessidade de organização dos processos para garantir prazos e custos. Por ser um mercado extremamente competitivo no qual uma boa experiência com o usuário garante o retorno sobre o investimento digital, a inovação neste seguimento é obrigatório. As pessoas anseiam por novidades atreladas a resultados e isso faz parte da cultura digital. Em contra partida as empresas precisam realizar seus produtos de forma cada vez mais rápida e sem perda de custos. Com esse cenário, o trabalho propõe um planejamento para projetos digitais utilizando processos de inovação e criatividade em conjunto com processos de Gerenciamento de Projetos do PMBOK (2013), relacionando-os nas 10 áreas de conhecimento do PMBOK (2013).

© 2020 by Mauris Poggio